top of page

Café e seus efeitos sobre o coração de atividade física.

Atualizado: 23 de jan. de 2022

O cardiologista Dr Ronilton Attim fala sobre os efeitos da cafeína no coração e como ela atua em praticantes de atividades físicas.

A #cafeína é a principal substância presente no café, mas também presente em folhas de chá (chá verde, chá branco, chá preto), chocolate, bebidas de cola ex: Coca-Cola), bebidas energizantes (ex: Red Bull).


• A cafeína aumenta os níveis de adrenalina e noradrenalina na corrente sanguínea promovendo a liberação de ácidos graxos (gordura) que serão usados como “combustível” pelos músculos.


• Além disso a cafeína pode ter efeito analgésico (diminuição da dor) sobre o sistema nervoso central.


⚠️Porém nem tudo são flores. Doses acima de 400 mg (2,5 xícaras de café) podem aumentar a pressão arterial e podem precipitar arritmias cardíacas em pessoas com predisposição genética.


⚠️Algumas pessoas são metabolizadoras lentas de cafeína e doses mais baixas podem provocar inquietude, tremores musculares, agitação e dor de cabeça.


Conclusão: a ingestão normal de cafeína (<400 mg) é segura e pode melhorar o desempenho físico em atividades de longa duração e em situações de estresse combinado com esforço fisico de alta demanda.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page